Futebol: Como dar os primeiros passos na carreira?
- Treinador Vinicius Munhoz
- 6 de mai. de 2024
- 3 min de leitura


Na última segunda feira, participei como palestrante no evento "O futebol na perspectiva dos profissionais da bola" realizado pelo curso de Educação Física do grupo Unianchieta.
Nele, tive a oportunidade de compartilhar minha trajetória e experiência como profissional do futebol junto a um público atento de futuros profissionais de educação física e porque não dizer futuros treinadores.
A condição de interagir com os alunos revelou uma inquietação comum e muito pertinente ao momento vivido pelos acadêmicos: a incerteza relacionada a como dar os primeiros passos na carreira.
Assim, este artigo visa explorar essa questão fundamental, oferecendo orientações práticas e reflexões para quem aspira construir uma trajetória profissional no Futebol.
Organizado com o intuito de enriquecer a formação dos alunos do curso de Educação Física, o evento contou com a participação de profissionais ligados ao futebol.
As palestras proporcionaram uma visão ampla sobre as várias possibilidades de carreira no futebol, entre outros assuntos.
A interação direta com esses profissionais permitiu aos alunos um insight valioso sobre o campo prático, suas demandas, desafios e suas recompensas.
Coube a mim abrir o evento, onde concentrei minha apresentação nos desafios da carreira de um treinador de futebol.
Como direção e auxílio para a apresentação, utilizei quatro pilares que considero de sustentação para atuação do treinador de futebol, são eles: Mentalidade, Liderança, Treino e Jogo, bem como a importância da anti-fragilidade, além da necessidade de aprendizado contínuo.
Através de exemplos reais de minha própria trajetória, procurei ilustrar situações relacionadas a decisões críticas que moldam o profissional do futebol, em especial o treinador.
Entre os exemplos citados, destaquei o quanto é importante para o treinador desenvolver sua mentalidade para dar conta dos momentos críticos da função, como tentativas externas de influência em suas decisões e a necessidade de filtrar as informações recebidas diante do volume a que estamos expostos diariamente.
Já em relação a liderança, chamei atenção dos alunos para uma condição: a de que “estamos” líderes e que não “somos” líderes, neste ínterim não é a fala, mas sim o exemplo que faz a reputação de um treinador.
Quando aberto para perguntas, as questões levantadas pelos alunos não refletiram apenas aspectos técnicos e de conhecimento prático ligados a cada uma das apresentações, mas também um entendimento da complexidade do ambiente do futebol.
Esta condição ficou clara a partir das perguntas dos acadêmicos aos palestrantes, onde destaco a seguinte questão feita por um aluno: "Como posso começar minha carreira no futebol?", uma preocupação típica de profissionais em formação.
Na resposta, procurei orientá-lo e sugeri as seguintes iniciativas: experimente, busque, vá a campo, no início, curiosidade e ação são fundamentais.
É muito importante ser proativo neste momento.
Só assim será possível tomar conhecimento das diferentes funções dentro da comissão técnica, além de vivenciar o ambiente e suas relações.
Mostre que, embora ainda não reúna conhecimento suficiente para uma função específica, está disposto a aprender e entregue sempre mais do que esperam de você.
A resposta fornecida foi moldada não apenas para informar, mas também inspirar, destacando a importância da paixão, da persistência do preparo e do quanto vale a pena viver o processo.
A resposta dos alunos ao evento foi muito positiva, o que reforça a importância de eventos educativos que aproximam teoria e prática.
Encontros como este são fundamentais, pois revelam uma possibilidade de caminho para uma carreira no futebol a partir da experiência dos palestrantes, e não do glamour e do status próprios do futebol.
Discutir abertamente os desafios, as dificuldades e as reais exigências de diferentes carreiras no futebol proporcionou aos alunos uma perspectiva mais clara e realista.
A carreira no futebol, como em muitos outros campos profissionais, tem que começar com objetivos bem definidos.
Para aqueles que se perguntam "por onde começar?", minha recomendação é clara: comece com uma avaliação honesta de suas paixões e habilidades, seguida de um compromisso com a educação e o desenvolvimento contínuos. Procure oportunidades para aprender com outros profissionais, seja através de estágios, mentorias ou participando de eventos semelhantes a este.
Ao concluir este texto, espero que ele sirva como um guia inicial para aqueles que enxergam no futebol uma possibilidade de carreira, repleta de oportunidades.
Uma jornada no futebol é dura, mas ao mesmo tempo gratificante, além de aberta a todos que a abordam com dedicação, respeito e persistência.
Se o texto o fez realmente refletir por onde começar no futebol, curta e compartilhe com seus colegas e amigos.

Comments